Laboratórios de Pesquisa

Além das atividades de extensão, o Departamento conta também com Laboratórios de Pesquisa em diversas áreas.


O Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia é um laboratório vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da UnB e registrado como diretório de pesquisa no CNPq. Busca estimular e desenvolver diversas atividades relacionadas à dança tanto no sentido da cultura tradicional, valores contemporâneos, formas organizativas e expressões culturais próprias. Coordenação: Soraia Maria Silva.
O CHIA (Corpos Humanos Intervenções Artísticas) é o braço artístico do LIIAA (Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística) do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. A idéia é integrar ação, reflexão e investigação artística, dentro e fora do campus universitário. Coordenação: Fernando Villar.

LABORATÓRIO DE CENOGRAFIA <http://laboratoriodecenografia.blogspot.com>
O Laboratório de Cenografia apoia na interdisciplinaridade para formar grupos de alunos de diversas áreas do saber, como Audiovisual, Desenho Industrial, Artes Cênicas, Artes Plásticas e Arquitetura, levando diversidade técnica e estética aos trabalhos. Coordenação: Sônia Paiva.

O Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática tem seu espaço virtual disponibilizado como fonte para pesquisadores e artistas em teatro, música, filosofia e literatura. Projetos em desenvolvimento poderão ser acompanhados a partir do site, assim como obras em processo de pesquisa e montagem também terão parte de suas atividades disponibilizadas. Além disso, mais de 40 textos teatrais, dezenas de artigos e ensaios publicados em revistas nacionais e internacionais e anais de congressos, de autoria do coordenador estarão também veiculadas. Coordenação: Marcus Mota.

POÉTICAS DO CORPO - DO TREINAMENTO À CENA <http://teatrodoinstante.com.br/>
O coletivo atua em três frentes: 1) A linha de pesquisa Teatro do Instante agrega artistas pesquisadores de diferentes áreas em torno de processos de criação cênica. A linha visa exercitar a interdisciplinaridade a partir da interface entre o teatro e outras áreas como literatura, música, arte computacional, novas tecnologias, etc. Visa ainda experimentar processos de recepção. O espetáculo Pulsações (direção Rita de Almeida Castro) e a performance Io, quem? (direção de Rachel Mendes) estão ligados a esta linha; 2) A linha de pesquisa Dramaturgias de Ator se configura em espaços teórico-práticos de investigação atorial em perspectiva mais autoral por parte dos atores/pesquisadores (incluindo projetos de Iniciação Científica). Envolve alunos, professores e pesquisadores em processos cênicos experimentais e no exercício da autonomia composicional do atuante.  Os espetáculos Duplos (direção Alice Stefânia e Fernando Santana, com co-direção de Rachel Mendes) e MalvaRosa (direção Alice Stefânia http://malvarosaagreste.blogspot.com/) estão ligados a essa linha; 3) A linha de pesquisa NUTRA (Núcleo de Trabalho do Ator), com coordenação da professora Rita de Almeida Castro, desenvolve treinamento de ator à luz de procedimentos de trabalhos corporais em busca de uma preparação pessoal do estudante/pesquisador para a atuação cênica com princípios teórico-práticos. O projeto se embasa na concepção de treinamento cotidiano do ator proposta por Stanislavski, Grotowski, Barba, Burnier. O NUTRA também se configura como PEAC e abriga projetos de Iniciação Científica. Como desdobramento desta linha de pesquisa, alguns de seus integrantes, egressos da UnB, fundaram o Ponto de Cultura Galpão do Riso em Samambaia. Coordenação: Rita de Almeida Castro e Alice Stefânia Curi.
Espaços criados para compartilhar reflexões referentes aos processos de pesquisa em Artes Cênicas, treinamento e formação de atores, que se desenvolvem tanto no grupo Vocalidade & Cena como nas disciplinas de Voz e Performance na Universidade de Brasília - UnB. Coordenação: César Lignelli