Projetos de Extensão

 PEAC - PROJETOS DE EXTENSÃO E AÇÃO CONTÍNUA – IdA-CEN/UnB

As ações de extensão se desenvolvem por meio das unidades acadêmicas e administrativas da UnB, em processos educativos, culturais e científicos, articulados com o ensino e a pesquisa. É por meio da ação extensionista envolvendo professores, estudantes e técnicos que a Universidade interage com a sociedade, em um exercício de contribuição mútua. São projetos e programas contínuos e especiais, cursos e eventos.

Confira a relação dos Projetos de Extensão do Departamento de Artes Cênicas da UnB:

CENA ALFA
A alfabetização estético/artística é um bem e direito de qualquer cidadão no processo de construção do conhecimento para um ser global e consciente de saberes diversos. É importante para todo indivíduo possuir argumentos sólidos que possam conduzi-lo para uma convivência harmoniosa com o seu universo sócio/cultural. O conhecimento da Arte indiscutivelmente provoca esta possibilidade. Neste sentido, o projeto de extensão CENA ALFA visa um processo pedagógico que propicie a alfabetização estética/artística de alunos da rede pública de ensino através da linguagem teatral, vislumbrando durante o percurso as seguintes especificidades; Identificar os signos e símbolos que compõe o espetáculo de teatro; Apropriar-se dos códigos teatrais; Apreciar e discutir o espetáculo teatral; Capacitar para o questionamento do estético e do artístico dentro da obra teatral; Vivenciar a experiência do contato com o espetáculo de teatro. Através de montagens de espetáculos realizadas por alunos da graduação em teatro, os alunos da rede pública dialogam com o universo teatral na busca da alfabetização estética/artística. PEAC/UnB. Coordenação: Jonas Sales e Fabiana Marroni.

COMETA CENAS <http://www.cometacenas.com.br>
O Cometa Cenas é a Mostra Semestral de Artes Cênicas da UnB. Durante dez dias, mais de duas mil pessoas circulam pelo Prédio de Artes Cênicas para conferir os trabalhos produzidos durante o semestre letivo, resultados de disciplinas, projetos de diplomação e trabalhos de pesquisa de professores e alunos do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. PEAC/UnB. Coordenação: Cecília Borges e Rafael Tursi.

IdAS E VINDAS é um programa que integra projetos do Instituto de Artes (IdA) da UnB e que visa estabelecer diálogos, através de produções artísticas, em suas perspectivas de fazer, refletir e difundir, entre as comunidades nas quais se localizam os novos campi da Universidade de Brasília. Projeto de Extensão DEG/UnB. Coordenação: Cecília Borges.

O LATA - Laboratório de Teatro de Formas Animadas - é um espaço referencial de formação pontual e continuada, de atuação na área do teatro de animação e de encontro.  PEAC/UnB. Coordenação: Izabela Brochado.

O Laboratório de Performance e Teatro do Vazio (LPTV) é um coletivo artístico que pesquisa o teatro contemporâneo, a performance e sua relação com as outras áreas do conhecimento. PEAC/UnB. Coordenação: Simone Reis.

O NUTRA - Núcleo de Treinamento do Ator - desenvolve treinamento de ator à luz de procedimentos de trabalhos corporais em busca de uma preparação pessoal do estudante/pesquisador para a atuação cênica com princípios teórico-práticos. O projeto se embasa na concepção de treinamento cotidiano do ator proposta por Stanislavski, Grotowski, Barba, Burnier. O NUTRA abriga, ainda, projetos de Iniciação Científica. Como desdobramento desta linha de pesquisa, alguns de seus integrantes, egressos da UnB, fundaram o Ponto de Cultura Galpão do Riso em Samambaia. PEAC/UnB. Coordenação: Rita de Almeida Castro.

MOVER
O projeto Mover é parte do Laboratório de Pesquisa e Criação Artística em Poéticas do Movimento. É um Projeto de Extensão de caráter cultural e educativo com foco em estudos e pesquisas no campo da linguagem do movimento. Tem por objetivo instigar a experimentação estética e a reflexâo crítica. Elaborado como atividade complementar prevista nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação do Dept de Artes Cênicas da UnB. Propõe atuação em três instâncias fundamentais: 1) O desenvolvimento de processos de criação artística envolvendo a participação de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação em artes cênicas da universidade e artistas convidados; 2) Compartilhar em âmbito local o conhecimento teórico-artístico resultante das produções desenvolvidas a partir da articulação com escolas integrantes do sistema educacional do DF, oferecendo ensaios abertos durante o processo criativo, espetáculo gratuitos, e a realização de encontros didáticos nas escolas para apresentação de DVD comentado dos espetáculos criados; 3) Circulação de espetáculos e participação em Festivais e Mostras de Artes Cênicas com apresentação das obras artísticas geradas, promovendo a troca de experiências com outros centros de investigação e pesquisa, dentro e fora do âmbito acadêmico, inserindo o projeto no contexto da produção artistica-cultural nacional e internacional. PEAC/UnB. Coordenação: Márcia Duarte e Giselle Rodrigues.

O projeto PÉS? é um trabalho de teatro-dança que visa a criação expressiva e a sistematização de um trabalho corporal possível para pessoas com deficiência. Em seu repertório de atividades, o grupo tem cursos de teatro-dança para pessoas com deficiência, oficinas de capacitação para artistas e arte-educadores que queiram trabalhar com pessoas com deficiência, palestras de treinamento e aperfeiçoamento de equipe e pessoal, artigos e seu espetáculo Klepsydra, apresentando a busca de uma poesia corporal em cena. Através de seus pesquisadores em artes cênicas, artes visuais e música, o projeto multidisciplinar PÉS?, busca atender pessoas com quaisquer deficiências. Atualmente, o grupo de alunos-dançantes é composto por pessoas com paraplegia, paralisia cerebral, deficiência intelectual e síndrome de Kabuki.  O principal objetivo do projeto é provocação pela possibilidade da criação artístico-expressiva. PEAC/UnB. Coordenação: Fabiana Marroni e Rafael Tursi.

TEATRO DE MENTIRA
O projeto desenvolve de modo experimental pesquisa em dramaturgia contemporânea, estabelecendo diálogos criativos entre formas tradicionais e populares de teatro relacionados ao gênero farsesco (máscara, mímica, clowns, commedia dell'arte, teatro de revista) e artefatos de nossa presente cultura visual (histórias em quadrinhos, novelas gráficas, vídeos para internet). O projeto também desenvolve metodologias de ensino e transmissão de técnicas teatrais via educação à distância. PEAC/UnB. Coordenação: Felícia Johanson.